Viajandinho em Barcelona… um mini guia para você!

A capital da Catalunha é uma cidade simplesmente espetacular! E se você, assim como eu, sempre sonhou em conhecê-la vale a pena continuar lendo esse post!

Decidimos viajar pela Europa tendo como destino Barcelona, Amsterdam, Dublin e Londres..

viagem-barcelona
Pedro e eu, nos despedindo de Curitiba rumo a nossa eurotrip!

Quando visitar

Minha visita à cidade foi em setembro de 2016, mês de muito calor por lá ainda. Eu sou uma pessoa de verão, então sempre escolho viajar nas épocas mais quentes. Mas a boa notícia é que Barcelona sempre é uma ótima ideia…independente da época! Julho e agosto são meses de calor intenso na Europa como um todo…e Espanha é ainda mais quente!! Então, se você escolher um desses meses prepare-se para um sol daqueles!! Além disso, por ser temporada de férias, muitos turistas tomam conta da cidade e os preços acabam subindo também…

Junho e setembro são meses agradáveis…com temperaturas mais amenas que o extremo verão, porém ainda com muito sol (o que na minha opinião é perfeito!!). Por não serem  considerados meses de alta temporada os preços caem (mas não muito…nem se iluda..kkk) e a cidade não está super lotada!

barceloneta
Setembro em Barcelona – dias lindos de sol e muito calor, ótimo para passear por Barceloneta e pegar uma cor!

Março é início da primavera…temperatura vai subindo aos poucos…com máximas meio baixas para o meu gosto (15ºC). O lado bom é que não há tanta movimentação de turistada, pois é baixa temporada. Se você gosta de praia, acho que não seria uma boa época para visitar, mas se você é adepto de esquis e neve, vale a pena dar uma esticadinha até Pireneus!! Resumindo…vai precisar de casaco, mas nada tão absurdo assim!

Abril e Maio é meio assim…mais ou menos…kkk. Você já não vai conseguir esquiar em Pireneus, pois muito provavelmente as estações já estarão fechadas, e ao mesmo tempo não vai ter clima bom para a praia! Ainda com menos turistas perambulando pela cidade, e preços atrativos…além daquela arquitetura maravilhosa para deslumbrar os seus olhos!!

Outubro chove muito, temperaturas começam a baixar, assim como os preços! Os dias ficam cada vez menores, o que é uma pena na hora de turistar. Novembro e dezembro é para quem gosta de uma friaca e acha charmoso andar agasalhado…kkkk, não é o meu caso!! Mas o lado bom é que na Espanha é frio mas não tão frio…chega a 0ºC (Curitiba minha gente…já estamos acostumados!).

Janeiro é o mês mais friooooo. Mas é nessa época que ocorrem as promoções de roupas, então se você é o louco das promoções, esse é o mês! Vale dar uma esticada até Pireneus e esquiar…fazer aquela programação de frio, sabe? Lembrando que no Ano Novo (dia 1º) tudo fecha na cidade…Fevereiro é bem frio também, mas como é o mês mais seco do ano, as chances de pegar chuva são mínimas! Tem carnaval e as Festas de Santa Eulália. Aí você me pergunta…é legal? E eu te digo que…não sei! Nunca fui…mas se você for me conta como é, fechado?!

O que levar

Algumas informações importantes para quem quer visitar Barcelona:

Visto : brasileiros não necessitam de visto para turistar por Barcelona, desde que a estadia não exceda 90 dias!

Passaporte: documento mais importante da sua trip!! Ele precisa estar atualizado e com validade mínima de três meses a partir da data de SAÍDA da Espanha! Vale a pena perder cinco minutinhos para conferir seu documento e evitar ser impedido de viajar!!

Seguro saúde: Apesar de não ser cobrado, recomendo fortemente um seguro saúde quando se viaja para fora do Brasil (nunca se sabe o que pode acontecer minha gente!! E você não quer passar apuros por aí!). Na Espanha o atendimento médico aos brasileiros é pago…ou seja, se precisar de atendimento você vai desembolsar uma grana.

Vacinas: até o momento (fevereiro de 2018) não é exigido nenhuma vacina para visitar a Espanha (nem a de febre amarela). Mas é sempre bom se certificar antes de viajar. No site da ANVISA, você pode esclarecer suas dúvidas sobre quais países exigem o Certificado Internacional de Vacina.

Sempre é bom possuir todos os recibos de hospedagem, a passagem de ida e volta e comprovação dos meios econômicos para permanecer no país durante a sua estada (80 euros por dia aproximadamente)…já que sem isso você pode correr o risco de ser enviado de volta ao Brasil sem ter a oportunidade de conhecer Barcelona!!

Eu sou daquele tipo de turista que adora uma foto! Então na minha sacolinha turística o que nunca falta é uma máquina fotográfica (que pode muito bem ser substituída por um smartphone!), meu pau de selfie (pessoal acha brega, mas é o que salva quando se viaja sozinho ou não acha um anjo amigo para tirar aquele retrato bacana…), carregador portátil (eu sou perdida e não vivo mais em o maps do google! Então não rola ficar sem bateria, né?!) e adaptador de tomada!!adaptador de tomada

Imagina só chegar no hotel, com o telefone descarregado e descobrir que o pino do carregador não encaixa na tomada!! Aiaiai…não dá!

 

 

A tomada na Espanha é aquela funda, de dois pinos redondinhos, sabe?! Essa aqui ó:

tomada-tipo-f-1383850562877_300x300
fonte fabianascaranzi.com.br

 

 

A voltagem é 230V, então se você está pensando em levar aquela sua chapinha 110V é melhor abortar a missão!! A boa notícia é que a maioria dos carregadores de celular e câmera são bivolt…mas sempre é bom dar aquela checada antes!!

 

 

Idioma

As duas línguas oficiais em Barcelona são o espanhol e o catalão. Precisa saber falar? Não, não precisa. Brasileiros que somos, com um pouco de esforço e atenção conseguimos entender quase tudo que eles dizem…placas então, é mamão com açúcar!! Se você fala inglês vai achar gente que entende também…mas é mais difícil…só nos estabelecimentos mais turísticos e tals. Se encha de coragem…desenrole (ou enrole!) a língua e se aventure a pronunciar as palavras em espanhol…vai dar certo…ou vai render muitas risadas!!

Dinheirinhoooo

A moeda utilizada na Espanha é o euro, o que ajuda muito se você for fazer uma viagem que inclui mais de um país da União Europeia. Leve pelo menos oitenta euros por dia de viagem (sem contar com os valores para pagamento de hospedagem e passagens aéreas!!) para não passar aperto com as autoridades. Cartão de crédito internacional, pré-pagos (com seu nome e chip para não dar problema!) também são aceitos.

É seguro?

Barcelona é uma cidade grande, repleta de gente de todos os lugares e cheia de muvuca. Acho que você já entendeu onde eu quero chegar, né?! Sim…tem que ter cuidado. Assim como no Brasil, cuidar dos pertences, cuidar com golpes, ficar de olho na carteira e principalmente no passaporte. Eu costumo carregar meu passaporte e dinheiro naquelas bolsinhas tipo pochete que ficam escondidinhas na cintura embaixo da roupa…bem pertinho de mim! As moedas e dinheiro trocado de baixo valor carrego em uma bolsinha…se roubarem não será muito prejuízo…mas um passaporte roubado ou o dinheiro da viagem…aí vai ser uma dor de cabeça!! Mas você, como bom brasileiro que é, já sabe se virar e tem olho clínico para reconhecer golpistas…então vai tirar de letra!

Onde ficar

Há muitas possibilidades de hospedagem, mas eu posso dar o meu pitaco sobre a localização? Amei ficar próxima a Plaça Catalunya, pois é bem centralizada e pude fazer muitas coisas a pé (eu amo andar…então prefiro lugares mais centrais). Quem gosta de muvuca e andar a pé como eu, sugiro bairros como Bairro Gótico (lindo, cheio de história e perto da Plaça Catalunya), no Eixample (cheio de estilo), em Las Ramblas (muvuca e animação)…

Ficamos num hotelzinho simples, o Hostalin Barcelona Gran Via , porém muito bacaninha e que atendia as nossas necessidades…Achei ele pelo Booking. Gosto desse aplicativo pois contém opinião  dos viajantes sobre as acomodações e com isso você não vai ter tantas surpresas quando chegar ao local!!

hostalin-barcelona-gran-via
Eu e Pedro em frente ao nosso hotel…

Para chegar até o hotel, pegamos o aerobus no aeroporto. Para quem vai ficar próximo aos pontos do percurso desse ônibus, penso que é a opção mais em conta (aproximadamente 6 euros por pessoa) para chegar até o hotel. O problema é se você estiver com muitas malas e precisar andar muito para chegar a sua hospedagem.  Tivemos que andar um pouquinho, já que o ponto na Plaça Catalunya fica em frente ao El Corte Inglês e nosso hotel há algumas quadras de lá. Mas nada de absurdo…eu faria novamente numa boa…

Para saber se o aerobus é uma boa opção para você, consulte o site AQUI. Outras opções são o táxi (nem sempre muito em conta, mas com maior conforto), trem (pegue ele no Terminal 2!) e  metrô (se sua hospedagem fica próxima às saídas de metro e você não possui muita bagagem). Há opção de algumas linhas de ônibus também, mas acho que talvez não seja tão funcional…você escolhe!

aerobus-calle-1024x768
Aerobus: wifi gratis e bem confortável – Fonte http://www.aerobusbcn.com

Uma dica ótima que vai ajudar a escolher sua hospedagem em Barcelona é ler o post do Blog Passaporte BCN. Nesse blog você encontra muitas informações e dicas sobre a cidade, e eu consultei ele muitas vezes para montar meu roteiro…recomendo!!

 

O que visitar

Agora sim a parte boa!! Caminhar por Barcelona e admirar toda aquela arquitetura já é um passeio imperdível! Mas, há muito mais para ver e conhecer…

Se você tem pouco tempo na cidade, sugiro comprar um bilhete de ônibus turístico, pois assim dá para conhecer os principais pontos turísticos da cidade sem perder muito tempo pensando no deslocamento. Como ficamos apenas três dias, optamos por adquirir esse serviço. Compramos bilhete para um dia do Barcelona City Tour, que possui duas linhas que cobrem bem a cidade, e guia em 15 idiomas. O valor fica em torno de 30 euros por pessoa.

Bairro Gótico

Bairro mais antigo da cidade, é um local muito turístico e eu amei visitar! Com ruelas bem estreitas e arquitetura gótica, vale a pena se perder por lá!

1473611518425
Bairro Gótico –  Vários lugares para conhecer, com especial atenção para a  Catedral de la Santa Creu i Santa Eulàlia!

Igreja Sagrada Família

Esta igrejá é famosaaaaa…vai me dizer que nunca ouviu falar?! Impossível!

IMG_20160910_061506244
Pedro e eu – Selfie com a Sagrada Família

Considerada uma das obras mais emblemáticas de Gaudí, esse templo ocupa um quarteirão inteiro e ainda não foi terminada (os guindastes atrapalham a foto perfeita mas..é o que temos para hoje.) e está sendo construída com o dinheiro dos ingressos e doações dos fiéis. Foi declarada patrimônio cultural da humanidade em 2005 pela UNESCO.

Plaça Catalunya

Praça mais famosa de Barcelona, localizada no Eixample, a Plaça Catalunya marca o coração da cidade e é cheia de fontes rodeadas por jardins floridos, muita gente e ponto de saída para os ônibus de passeio e o aerobus.

Park Güell

No bairro de Gràcia é onde se localiza esse parque que abriga a tão famosa salamandra, obra de mosaicos de Gaudí…o lugar é muito bonito, cheio de verde e muitos caminhos…da para passar bons momentos por lá.

IMG_20160910_091516

Para visitar a parte do parque com as esculturas do artista é necessário comprar ingresso.

8311082708_654fcd2c37_z
A famosa salamandra (também chamada de dragão) multicolorida, recoberta com trencadís: trabalho feito com os fragmentos de cerâmica esmaltada, que se transformou em uma das marcas registradas de Gaudí. Fonte: http://www.passaportebcn.com

Dica: assim que chegar ao parque, corra para a fila e já compre seu ingresso (se a sua intenção for conhecer essa parte do local). Os ingressos se esgotam rapidamente pois o número de pessoas por vista é limitado.

Font Màgica

Essa é imperdível!! Linda demais…toda colorida e jatos de água que sobem demais (se não quiser se molhar, fique longe!).

1473548634276É um espetáculo muito interessante e o melhor de tudo: é gratuito! Os jatos de água sobem e descem de acordo com a música, além do show de luzes! O espetáculo não ocorre todos os dias, então é preciso consultar os dias e horário para não perder! No site da Prefeitura de Barcelona você confere a programação!

Museu Nacional d’Art de Catalunya

O lugar é muito lindo! Tem uma vista incrível da cidade e você consegue fotos espetaculares! Como estávamos com o ônibus de turismo, chegamos ao entardecer, e a vista era simplesmente perfeita!

IMG_20160911_165216

O dia quente e aquela vista pediram um chopp gelado! Sentamos nas mesinhas e apreciamos a vista e o pôr-do-sol ali…foi muito, muito bom!!

 

Platja de La Barceloneta

Ao lado do bairro de La Barceloneta (meio feioso, com aquelas roupas penduradas pra fora da janela…meio cara de cortiço, sabe? Tem quem diga que é um charme mas…sei lá) a praia de Barceloneta é bem gostosinha. Conheci pessoas que visitaram o lugar e não gostaram, mas eu curti…

Este slideshow necessita de JavaScript.

Las Ramblas

A avenida mais famosa da cidade!! Sempre lotada, tem início na Plaça Catalunya e se acaba no Mirador de Colom (onde ficam as estátuas humanas!). Cheia de tendas com lembrancinhas para vender, artistas de rua, muitas lojinhas, é onde fica também o Mercat de la Boqueria (nome oficial é Mercat de San Josep).

IMG_20160911_063827726

Mercat de la Boqueria

Com acesso pela avenida Las Ramblas, esse mercado é famoso por aqui. Possui mais de duzentas bancas e é mantido pela Prefeitura da cidade.

IMG_20160911_064326837Por ser um local turístico, nem preciso te contar que os preços aqui são salgados!! Mas mais ao fundo do mercado, há bancas com carnes e peixes, artigos mais comprados pelos locais…e aí o preço baixa um pouco. No mercado você encontra além de frutas exóticas, sorvetes, saladas de fruta fresquinhas e sucos..para se refrescar em um dia quente de verão!! Para mais informações, visite o site do mercado AQUI.

Casa Batlló

Localizada no Passeig de Gràcia, considerado Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO. Os muros do edifício são ondulados e cobertos pelos  trencadís (fragmentos de cerâmica e vidros quebrados) dão o maior charme nesse ponto turístico mega famoso da cidade.

Se você quer visitar esse edifício tão diferentão, consulte o site da casa AQUI

Apreciar a arquitetura da cidade…se deliciando com um sorvete!

A cidade é maravilhosa, cheia de pontos turísticos para se visitar…mas um sorvetinho de vem em quando é uma boa pedida, né?! Pedro e eu, loucos por sorvete que somos, experimentamos muitos sorvetes ao longo de nossos momentos em Barcelona…e posso lhe contar que nosso eleito foi o Farggi (Plaça de Catalunya, 19, 08002 Barcelona, Espanha). Todo dia a gente passava por lá e comprava um sorvete que deixava todo passeio ou volta pra casa mais feliz!!

IMG_20160909_195137110

Outras atrações de Barcelona:

Lugar é o que não falta para visitar!!

Este slideshow necessita de JavaScript.

Lugares para Comer

Confesso que não gosto muito de indicar lugares para comer, já que cada um tem seu gosto. Mas alguns lugares em Barcelona me agradaram muito, então vou dividir com você!!

Hard Rock

Sou vidrada num Hard Rock…isso não é muita novidade! Mas o de Barcelona eu realmente recomendo. Pessoal bem animado, ambiente agradável, tratamento muito bom…sempre muito simpáticos e dispostos a ajudar. O menu sempre recheado de boas opções e o preço é razoável. Jantamos, compramos nossas camisetas e fomos pro hotel felizinhos depois de um álcool na veia…kkk.

Endereço: Plaça de Catalunya, 21, 08002 Barcelona, Espanha

L’art del Pa

Nosso hotel não oferecia café da manhã…e eu sem café sou somente um corpo sem vida…kk. Então, não muito longe do nosso Hostalin Barcelona, encontramos esse café super charmoso, o  L’art del Pa, com preços bem bacanas e comida com sabor!! Todo dia pela manhã eu e Pedro “batíamos ponto” por lá…eu com meu choco macchiato e meu croissant…Pedro com seu shake de morango e muitas tortas (ele experimentava todas que estavam disponíveis por lá!)

Endereço: Carrer de Roger de Llúria, 08010 Barcelona, Espanha

El Racó – Pizzeria Mediterrània

Outro lugar bacana que recomendamos é o El Racó…um charme!! Mesinhas ao ar livre, atendimento relativamente rápido e preço razoável! Foi o último restaurantinho onde jantamos antes de deixarmos Barcelona rumo à Amsterdam!! Pedimos massa e carne…e estava tudo delicioso!!

Endereço: Rambla de Catalunya, 25, 08007 Barcelona, Espanha

 

Essa foi a nossa breve estada pela maravilhosa Barcelona!! E você, já conhece? Se sim, me conte o que achou!!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

Viajandinho por aí

Diário de viagem de Amanda Gouveia

Bora organizar!

Bem vindo ao nosso canal de variedades!

Cheios de Dengo

Luxo para animais de estimação...

%d blogueiros gostam disto: